Rio de Janeiro

Rio de Janeiro
Sol e Verâo

domingo, 1 de janeiro de 2012

Medo de dirigir

visto a crescer medo de dirigir está, atualmente, presente na vida de milhares de pessoas e este número só tende a aumentar te cobrança da sociedade pelo perfeccionismo e senso de urgência.

O medo em si, é uma reação natural e de proteção do nosso organismo, mas que em excesso pode influenciar negativamente no nosso dia-a-dia, dificultando relacionamentos, planejamentos, causando dependência de outras pessoas, baixa auto-estima, discriminação daqueles que não têm medo em excesso e inclusive nos impedindo de sair de casa com o nosso próprio veículo, no caso do medo de dirigir.
Causas do medo
São várias as possíveis causas para o medo de dirigir, incluindo acidentes prévios de carro que geraram um estresse pós-traumático, o tipo de personalidade de cada um e pessoas que já têm outros medos e/ou transtornos psicológicos.
Vale a pena lembrar que o medo de dirigir pode estar presente nas pessoas que vivenciam dois contextos diferentes. O primeiro é quando se decide obter uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e começam então os exames psicotécnicos e a ansiedade e os medos vêm a tona. Tudo o que é novo nos assusta e neste caso o medo de dirigir pode estar diretamente relacionado com o medo de avaliações, de ser testado e da possibilidade de reprovação. E a reprovação pode ocorrer desde os exames psicotécnicos, na prova de legislação e finalmente no exame de direção de rua. O segundo contexto ocorre com aquelas pessoas que já possuem a CNH e não têm coragem de comprar o seu meio de locomoção ou já possuem o carro ou moto, mas não conseguem ou não se “arriscam” a tirá-los da garagem.
São várias as ocasiões que podem gerar medo nestas pessoas, tais como: medo de bater o próprio carro ou de causar um grave acidente com outros carros, medo do comportamento imprevisto de outros motoristas, medo de serem xingadas no meio da rua, medo de não saber como agir se algo der errado, medo de parar o carro em uma rampa, medo de o carro apagar, acreditar que não será capaz de manobrar e estacionar o carro de forma correta e etc.
Estas pessoas acabam se acomodando à situação de não dirigir, inventando uma série de desculpas e explicações para os outros como as de que prefere ser passageiro a motorista, para não se cansarem e apreciarem as paisagens, de que não precisam se preocupar em estacionar o carro, não ficar estressados com o trânsito e outras.
É fundamental que a pessoa que sofra de algum medo, assuma o seu sentimento, não sentindo vergonha, uma vez que é um problema cada vez mais comum e totalmente possível de ser solucionado. É importante que elas se sintam motivadas a querer dirigir, enfrentando o problema do medo para assim tentar resolvê-lo e ver o carro como um aliado, um meio de locomoção facilitador de sua vida, de suas decisões, passível até mesmo de trazer prazer e satisfação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário