Rio de Janeiro

Rio de Janeiro
Sol e Verâo

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A INTERNET

A internet é lugar de domínio público, ou seja, tudo que você publicar lá, todo mundo pode ver e fazer o que quiser com essas informações. Se liga nas nossas dicas de privacidade na internet!

- Selecione com muito cuidado o que vai publicar na internet. Lembre-se que tudo o que você lança na net é visível para qualquer um - pessoas do bem e do mal. Um vídeo inocente que você gravou de brincadeira com suas amigas pode chegar a milhões de pessoas no YouTube, inclusive seus pais e professores. Se você quer mostrar fotos mais particulares só para os mais chegados, prefira o e-mail. O mesmo vale para os scraps e recados em blogs. Tudo que você comenta publicamente pode servir de munição para alguém mal intencionado atacá-la, portanto se você não quer expor demais a sua vida, fale sempre no reservado, pelo MSN ou telefone.

- Ative configurações de privacidade. Hoje praticamente todos os serviços da internet – como
Facebook, Flickr e YouTube – oferecem configurações para proteger suas fotos, imagens e recados de visitantes indesejados. Assim, você pode restringir o acesso a estes conteúdos somente aos seus amigos de verdade. Parece trabalhoso, mas perder alguns minutos ajustando estas preferências pode evitar desde a visita de colegas bisbilhoteiros ao seu perfil até o contato com estranhos, cheios de más intenções. Lembre-se: mesmo as configurações de privacidade podem ser burladas com relativa facilidade. Portanto, se você realmente não quer que uma foto caia em mãos erradas, pense duas vezes antes de publicá-la.

- Fique esperta com as amizades virtuais. Sempre que conhecer alguém pela net, tome muito cuidado antes de chamá-lo de amigo. A internet é um lugar bacana para conhecer novas pessoas, mas também tem muita gente com péssimas intenções. Não dê informações pessoais, como nome verdadeiro, idade ou endereço, para alguém que acabou de conhecer em um bate-papo ou no Face. Não envie fotos a desconhecidos e, principalmente, nunca marque encontros com pessoas que nunca viu na vida pela net, sem falar antes com seus pais. O “mundo real” também está cheio de gente nova para conhecer de maneira mais sincera e segura.

- Não responda a provocações, denuncie! Se você recebeu uma mensagem maldosa ou ofensa qualquer pela internet, saiba que tudo que o agressor quer é saber que teve sucesso na provocação. Responder na mesma moeda só vai piorar a situação. Em vez disso, procure um adulto responsável para falar sobre o assunto – de preferência seus pais. Pode parecer difícil abrir o jogo, mas eles podem ajudá-la a resolver o problema mais rápido. No caso de fotomontagens ou vídeos maliciosos, quanto antes você agir, menor será o estrago. Além de recorrer a ferramentas de denúncia dos próprios serviços, você pode pedir auxílio à Vara da Infância e Juventude. Preserve todas as provas que puder e, com a ajuda dos seus pais, você poderá tomar as providências legais. Já houve casos no Brasil de adolescentes que ganharam causas contra seus agressores, que pagaram indenizações, e cumpriram serviços comunitários como punição.

- Não seja uma agressora. Não faça aos outros aquilo que não deseja para si mesma. O que parece uma brincadeira boba pode ter conseqüências graves para a vítima. Não passe para frente vídeos e fotos comprometedoras. Coloque-se no lugar da pessoa e pense se você gostaria de estar nesta situação. Saiba que quem ri junto deste tipo de “piada”, também é um agressor e pode ser responsabilizado. Faça da sua convivência na net uma experiência saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário