Rio de Janeiro

Rio de Janeiro
Sol e Verâo

terça-feira, 22 de maio de 2012

SUICÍDIOS NO JAPÂO


Suicídios no Japão

De acordo com as estatísticas, cerca de 30 mil japoneses tiram suas próprias vidas todos os anos e o Japão lidera o terceiro lugar em índice de suicídios, logo atrás da Rússia e Hungria. As causas podem vir de longa data, já que na cultura japonesa, o suicídio sempre foi visto como algo honroso e glorificante.Os índices de suicídio são altos no Japão e para tentar reverter um pouco esse quadro, algumas estações de trem, resolveram usar uma estratégia bastante peculiar. Adotaram uma iluminação fluorescente azul no teto, nas extremidades das plataformas com o intuito de impedir que as pessoas pulem em trens que se aproximam da plataforma.

Acredita-se que “iluminação azul” tem um efeito calmante e traz tranquilidade às pessoas, de acordo com Mizuki Takahashi, terapeuta do Instituto de Psicologia das Cores do Japão. Segundo o terapeuta, as pessoas com intenção de se suicidar, podem ser influenciadas pela luz azul. Com isso refletirão melhor e os riscos de consumir o ato, serão reduzidos.

A luz Azul já foi colocada em todas as plataformas das 29 estações da linha Yamanote, que circunda o centro de Tóquio. Essa linha vem sendo cenário de alguns casos de suicídios: Em 2006 foram 9 suicídios, em 2007 foram 15 e em 2008 foram 4. Porém em 2009, foram registrados 18 casos de suicídios no Yamanote Line, o dobro de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário