Rio de Janeiro

Rio de Janeiro
Sol e Verâo

domingo, 27 de maio de 2012

A MENTE

Sua mente é um mecanismo maravilhoso. Quando trabalha num sentido leva-o ao mais notável dos sucessos. Contudo, se funcionar de outro modo pode produzir um fracasso total.
A mente é o instrumento mais delicado e sensível de toda a criação. Vejamos, agora, o que determina a maneira pela qual o cérebro pensa.
Milhões de pessoas vivem a pensar em dietas. Somos uma nação a contar calorias. Gastamos milhões de dólares em vitaminas, minerais e outros suplementos dietéticos. E todos sabemos por quê.
A pesquisa nutricional ensinou-nos que o corpo reflete a dieta com que é alimentado. A força física, a resistência às doenças, tamanho do corpo, e até mesmo o tempo que vivemos estão intimamente relacionados com o que comemos. Assim, também, a mente é o que come. Claro que o alimento mental não vem em pacotes, e não pode ser comprado nas mercearias. O alimento mental é o ambiente em que você vive - todas as pequenas coisas que influenciam o seu consciente e subconsciente. O tipo de alimento mental que consumimos determina nossos hábitos, nossas atitudes, nossa personalidade. Cada um de nós herdou uma certa capacidade criadora. No entanto, a maneira pela qual a desenvolvemos e a quantidade que
dela utilizamos dependem do alimento mental que ingerimos. Assim como o corpo reflete a comida que se lhe dá, a mente reflete o ambiente com que é alimentada.

Você já pensou que tipo de indivíduo seria, se você tivesse sido criado fora do Brasil, num outro país? Que tipo de alimentos você preferiria? Suas preferências pelo tipo de vestuário seriam as mesmas? Qual a espécie de diversão de que você mais gostaria? Que tipo de trabalho estaria você fazendo? Qual seria a sua religião?
Claro que você não pode responder a essas perguntas. Mas tudo indica que você seria uma pessoa completamente diferente, se houvesse nascido num outro país. Por quê? Porque você teria sido influenciado por um ambiente diverso. Como diz o provérbio: você é produto do seu ambiente.Note bem: é o ambiente que nos modela e nos faz pensar como pensamos. Procure apontar apenas um de seus hábitos ou maneirismos que você não tenha adquirido de outra pessoa. Coisas relativamente pequenas tais como a maneira de andar, de tossir, de segurar uma xícara; nossas preferências musicais, literárias, pelas diversões e pelas roupas - tudo isso tem suas raízes em grande parte do ambiente.
Mais importante ainda é que o tamanho do seu pensamento, seus objetivos, suas atitudes, sua própria personalidade são formados pelo ambiente que o cerca A associação prolongada com gente negativa faz-nos pensar negativamente; o íntimo contato com gente mesquinha desenvolve, em nós, hábitos mesquinhos. Por outro lado, a convivência com pessoas que têm idéias grandiosas eleva o nível de nossos pensamentos; o trato habitual com gente ambiciosa desperta-nos a ambição. Os especialistas concordam que o indivíduo que você é hoje, a sua personalidade, suas ambições, sua atual situação na vida são em grande parte resultado ao ambiente em que você vive. E concordam também que a pessoa que você será dentro de um, cinco,
dez ou vinte anos dependerá quase que totalmente do seu futuro ambiente.
Você se modificará com os meses e anos. É coisa sabida. Mas o como você mudará depende do seu futuro ambiente, do alimento mental que você ingerir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário